O Stollen é uma massa macia, doce, recheada com frutas secas e cristalizadas, levando um aroma cítrico muito característico. O doce é a versão alemã do panetone que conhecemos aqui, exceto pelo fato de ter formato de rocambole e receber açúcar de confeiteiro na cobertura. E o melhor: o preparo desse doce alemão é menos trabalhoso do que o panetone original.
Historicamente, o panetone alemão foi assado pela primeira vez em 1427, de acordo com a organização do Dresden Stollen Festival, uma festa que acontece desde 1700 na capital do estado alemão da Saxônia. Na época, a receita de Stolen já era feita para ser uma receita festiva e os ingredientes que a compunham eram farinha, óleo, água e levedura. Mas, como não utilizavam a manteiga, o panetone alemão acabava ficando duro e sem sabor.
Porém, com o passar dos anos a manteiga passou a ser utilizada e a receita de Stollen deixou de ser apenas um pão farinhento e sem gosto e tornou-se um doce alemão extremamente rico em sabor, textura e maciez.
Tradicionalmente feito nos natais, o Stolen alemão é um ótimo quitute para ser feito na companhia da família para festejar esta época do ano. Mas, mesmo que não seja Natal ainda, que tal convidar toda sua família para preparar esse doce alemão, juntinhos, e tornar este, um momento incomparável?
Agora é só anotar cada um dos ingredientes que você irá precisar para esse saboroso Stollen alemão!
Nacionalidade:
Alemã
Para você poder preparar esse panetone alemão sem erros, o chef Jean Prado, especialista em confeitaria alemã, vai te mostrar o passo a passo do modo de preparo desse quitute delicioso! Acompanhe o vídeo:
E aí, o que achou do Stolen alemão? Conta pra gente no comentário! Se estiver a fim de conhecer um prato de outra nacionalidade, a receita de Crespelle Alla Napoletana da chef Ana Paula Lopes é ideal para qualquer ocasião.
Confira!