60min | 20 porções | Receita de origem Portuguesa
Você ainda não sabe o que é pastel de belém? Além de ser uma das especialidades mais populares da doçaria portuguesa, é também muito conhecido como pastel de nata.
A diferença de termos acontece porque a receita de pastel de belém é chamada assim apenas pelos moradores da cidade de Santa Maria de Belém, em Portugal. Já em qualquer outro local é conhecida como receita de pastel de nata.
Em uma panela, misture até ferver, o creme de leite, a maisena, 150g de açúcar e as 12 gemas. Em seguida, adicione o restante do açúcar, as 5 gotas de baunilha e as raspas de limão.
Misture tudo com uma colher, deixe ferver novamente e desligue o fogo. Prontinho! O recheio da receita de pastel de nata está finalizado, agora é só reservar, e colocar a mão na massa para a próxima etapa.
A primeira etapa da massa do pastel de nata é fazer um monte de farinha. No meio desse monte, faça um buraco, coloque 1 gema e a água. Mexa com a mão até obter uma consistência maleável, vá adicionando mais água, caso seja necessário.
Abra a massa com a ajuda de um rolo, e pincele toda a margarina pela superfície da massa, com o auxílio de uma colher de silicone, ou com a mão mesmo, caso não tenha o utensílio. Em seguida, corte a massa em duas partes. Agora é hora de enrolar! É nessa etapa que os pastéis de belém tomam forma.
Com a mão, enrole as duas massas, deixando-as bem fininhas. Corte as duas partes ao meio (serão 4 enrolados de massa).
Coloque no centro da fôrma uma porção de massa e vá apertando, do centro para fora, até que ela tenha o mesmo tamanho e formato da fôrma. Se for preciso, corte o excesso da massa para que caiba perfeitamente na forminha. Repita o processo com todas as massinhas.
A próxima etapa é a mais deliciosa, adicione o recheio até metade da fôrma, para todas as massas, pois no forno ela vai inchar. Leve as rodelas em forno médio preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos ou até os pastéis de belém ficarem bem sequinhos e dourados.
Agora é hora de aproveitar, chame a família para saborear essa delícia!
O que achou da receita? Conta pra gente nos comentários! Confira também a receita de cuscuz paulista!