90 min. | 10 porções
A pasta estampada com ervas é uma delícia. Essa receita vai te encantar, ainda mais por ter um sabor incomparável que só uma massa artesanal feita com nossa branquinha tem!
A massa com ervas no meio possui um sabor único, e com essa receita você pode aproveitar para usar aquelas ervas que você adora e nunca sabe como usar! As ervas possuem inúmeros benefícios e ainda dão aquele toque de comida fresca.
E o mais legal: quem enviou essa receita para nós foi uma Venturete, a Deise Guimarães! Nós agradecemos muito, Deise.
A massa florida com ervas é uma ótima opção para comer a qualquer momento no dia, e aproveitar para compartilhar momentos incomparáveis com quem você ama!
Ingredientes
Para a massa base:
Para estampar a massa:
Modo de Preparo
Coloque a farinha sobre uma superfície lisa, faça um monte e abra espaço no centro. Em um recipiente, misture ligeiramente os ovos com o azeite. Se gostar, pode adicionar sal.
Coloque a mistura líquida no centro da farinha e vá mexendo até obter uma massa homogênea. Se precisar, polvilhe farinha até soltar das mãos.
Enrole em filme ou saco plástico e deixe descansar por uma hora.
Prepare as ervas higienizando bem. Retire os talos e seque bem.
Abra a massa em uma espessura fina, faça duas lâminas de massa. Coloque as folhas sobre uma das lâminas. Use sua criatividade formando desenhos e mesclando sabores, pressione delicadamente as folhas na massa.
Esse processo de estampagem pode ser feito usando flores comestíveis, lâminas finíssimas de legumes branqueados (levemente cozidos) ou desidratados ou ainda recortes de massas coloridas.
Pincele a clara, em pouca quantidade, na massa estampada e cubra com a outra lâmina de massa. Pressione suavemente, o suficiente para grudar as lâminas.
Polvilhe com farinha, vire com cuidado a massa e passe no cilindro ou rolo de macarrão para unir as duas partes.
Deixe sobre uma superfície plana por 10 minutos antes de fazer o corte de sua preferência.
Sugestão: raviólis ficam lindos. O processo de cozimento é o mesmo de outras massas frescas, apenas tome cuidado para não deixar passar do ponto. O ideal é fazer salteado em manteiga ou azeite com alho, para destacar a estampa da massa.